quinta-feira, 28 de maio de 2020

AG 3 - SEMANA 3 - "SENTIMENTOS E EMOÇÕES"


Olá pessoal tudo bem? Como passaram a semana? Gostaram das atividades propostas sobre “memórias”?
Esta semana, a nossa proposta é trabalharmos com algo muito importante também, que são nossos sentimentos e emoções e a importância de nomeá-los e expressá-los.
Aprender a nomear o que sentimos é um passo para aprendermos a lidar de uma forma melhor com as nossas emoções e sentimentos, aumentando assim a nossa capacidade de comunicação e de expressão.
Sentimentos como raiva, alegria, saudade, faz parte do dia a dia de todo ser humano e são eles que nos diferenciam das máquinas, e nesse período tão singular que estamos vivendo é natural surgir uma variação de sentimentos, tanto em nós adultos, como nas crianças. Por isso, as atividades dessa semana envolvem o reconhecimento e a verbalização daquilo que estamos sentindo, através da criação de um EMOCIONÁRIO (que será explicado no próximo post).

1) VÍDEOS

Que tal refletirmos um pouco a respeito do sentimento “medo” através da história de uma linda menininha que tinha medo de tudo? Através dessa história Chico Buarque e Ziraldo Alves buscam mostrar aquilo que está por trás de muitos sentimentos de medo que carregamos e traz uma reflexão de como lidar com alguns deles através do confrontamento. Após a leitura da história Chapeuzinho Amarela podemos conversar com as crianças sobre aquilo que elas têm medo e falar para elas também daquilo que temos medo e tentar encontrar um caminho para confrontar esses sentimentos. Pode ser feito o registro da conversa, por exemplo, através de um desenho onde as crianças desenhem aquilo que lhes causa medo, e se assim desejarem, esse desenho pode ir também pra caixinha de memórias pra compartilhar com a turma assim que retornarmos às atividades na escola.

E a questão do choro? Que relação o choro tem com nossos sentimentos e emoções?
Que tal fazermos uma reflexão com a Kika, através do vídeo “De onde vem o Choro”?
Nesse vídeo, a personagem principal é levada a fazer várias reflexões sobre como uma mesma expressão, no caso, o choro, pode estar relacionada a diversas emoções diferentes, tais como a tristeza ou também a alegria? E porque será que na nossa sociedade o choro muitas vezes é interpretado como sinal de fraqueza e reprimido, principalmente entre os meninos? Vamos pensar sobre isso?
Nesse vídeo também a personagem mostra os aspectos fisiológicos do choro, como ele ocorre no nosso corpo. É um momento importante também para a criança compreender um pouco do seu corpo e de como ele funciona.


2) LIVROS - Algumas leituras também são bem interessantes para falarmos sobre nossos sentimentos.
No livro “Qual é a cor do amor”, um elefantinho cinza, segue numa jornada para descobrir qual a cor que representa o amor. E daí podemos nos perguntar: de que maneira nossas crianças experimentam o amor, de que forma elas o expressam? Será que dizer às crianças que as amamos já é o suficiente, ou precisamos de algo mais para que elas se sintam amadas? Que tal perguntamos isso para elas?

 Nos livros: “Quando me sinto assustado” e “Quando me sinto zangado”, da mesma coleção, o autor busca mostrar quais aspectos físicos estão relacionados a esses sentimentos, ou seja, de que maneira o nosso corpo demonstra que está com medo ou com raiva e de que maneira os adultos responsáveis pelas crianças podem trabalhar a autoestima delas para que se sintam confortáveis em falar sobre esses sentimentos. Segue os links para a leitura online:



No livro: “Tenho medo, mas dou um jeito”, as autoras Ruth Rocha e Dora Lorch trazem uma reflexão bastante pertinente sobre a questão de ter medo frente aos perigos reais que as crianças enfrentam, relacionadas a experiências ruins, mas que serviu como uma forma de criar nelas a noção da necessidade do cuidado consigo mesmas referente à segurança. Após a leitura desse livro podemos refletir com as crianças sobre esses medos que envolvem situações reais, incentivando-as a explorarem os espaços de forma segura.

Nossa!!! Hoje temos muitas histórias que nos ajudarão a entender e expressar nossos sentimentos. Vamos conversar mais sobre eles e expressá-los! Aproveitem e digam para gente o que estão achando do nosso blog e das nossas atividades!
Aguardamos vocês na próxima semana! Tchau tchau 👋😊

4 comentários:

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...