FOLCLORE
Olá queridas crianças! Como vocês estão?
Vocês sabiam que dia 22 de agosto é comemorado o dia do FOLCLORE? Por isso, na próxima semana, também vamos abordar esse universo místico e cheio de personagens das lendas populares brasileiras.
Sobre o folclore:
As manifestações da cultura popular que dão identidade social a um povo são chamadas de Folclore. Essas manifestações reproduzem algumas tradições transmitidas de geração para geração, e podem acontecer de forma coletiva ou individual.Personagens do Folclore
SACI PERERÊ
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/saci-perere.htm
Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só. Além disso, fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos.
Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas. Embora o Saci-pererê seja o mais conhecido, existem três tipos de saci: O Pererê, o Trique e o Saçurá.
CURUPIRA
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421579215093098526/
Personagem travesso do folclore brasileiro, o Curupira é a representação de um menino com cabelos vermelhos e pés virados para trás. A origem do nome é tupi-guarani e significa “corpo de menino”.
Protetor da fauna e da flora, o Curupira assobia e deixa pegadas com seus pés virados. O objetivo é enganar os exploradores e destruidores da natureza.
MULA SEM CABEÇA
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/historias/mula-sem-cabeca-1.htm
A mula sem cabeça é um monstro do folclore brasileiro que se manifesta quando uma mulher namora um padre. Por maldição ela é transformada em mula.
Esta personagem folclórica é representada, literalmente, por uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço e assusta pessoas e animais. No entanto, há versões que variam de região para região do Brasil.
LOBISOMEM
Fonte: https://galeria.colorir.com/festas/halloween/lobisomem-pintado-por--1396594.html
A lenda do Lobisomem tem origem europeia. Ela retrata um monstro com formas humanas e de lobo.
Acredita-se que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse último provavelmente será um Lobisomem.
A transformação do homem em Lobisomem ocorre nas encruzilhadas em noites de lua cheia por volta da meia-noite. Ao amanhecer, ele torna-se novamente humano.
BOITATÁ
Fonte: https://turmadofolclore.com.br/a-turma-boitata/
O Boitatá é uma lenda folclórica conhecida em outras regiões do Brasil pelos nomes Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.
Na língua indígena Tupi-Guarani significa “cobra de fogo”. Esse personagem folclórico é representado por uma grande serpente de fogo que protege os animais e as matas.
CUCA
Fonte: https://vamosaprender.wordpress.com/2012/08/10/cuca-folclore/
De origem portuguesa, a lenda da Cuca está associada muitas vezes com o “bicho papão”. Ela é uma personagem muito temida pelas crianças, representada por velha feia e malvada com cara de jacaré que raramente dorme.
Sua personagem está associada com o rapto de crianças desobedientes e que não querem dormir. Por isso, a tradicional cantiga de ninar crianças diz: “Nana neném que a Cuca vem pegar”.
IARA
Fonte: https://portalsuaescola.com.br/historia-da-iara/
Essa lenda é originária da região amazônica. Iara é uma sereia com lindos cabelos negros e fica sentada na beira do rio cantando melodias hipnotizantes para atrair os homens da região. Após seduzi-los, ela leva suas vítimas para as profundezas do rio, afogando-os. Quem fosse capaz de escapar dos encantos de Iara, ficaria louco, e a única maneira de restaurar a sua sanidade seria por meio do auxílio de um pajé.
Para finalizar, vamos ouvir e assistir as histórias e as músicas da turma do folclore:
Nenhum comentário:
Postar um comentário