Folclore brasileiro
Crianças, falando mais um pouquinho sobre o folclore, hoje o assunto são os alimentos e receitas, além de brincadeiras folclóricas! Que delícia!
Alimentos e receitas folclóricas
As comidas típicas do folclore representam os costumes de cada região do Brasil, refletindo as festas tradicionais, lendas e histórias dos povos. Receitas com milho, coco, peixes, além de feijoada e arroz doce, encantam e dão significado às manifestações culturais. Um alimento folclórico importantíssimo é a mandioca, também chamada de aipim, macaxeira, macamba e outros nomes Brasil afora!
Fonte: https://www.greenme.com.br/como-plantar/4310-como-plantar-mandioca/
A lenda da mandioca pertence ao folclore brasileiro e tem suas origens na cultura indígena. Ela é uma raiz nutritiva essencial em nossa alimentação! Assista a esse vídeo para conhecer melhor a história:
- Descasque a mandioca, corte em pedaços e leve para cozer com um pouco de sal e água até cobrir. Desligue o fogo quando estiver macia.
- Em outra panela com o óleo ou azeite refogue a cebola e os alhos picados por 1-2 minutos. Acrescente o tomate picado e cozinhe mais um pouco.
- Coloque a mandioca cozida e o refogado no liquidificador e bata até obter um caldo homogêneo. Devolva à panela, acerte o sabor com sal e pimenta e cozinhe até ferver novamente. Acrescente a cebolinha para finalizar.
- Sirva seu caldo de mandioca em seguida, acompanhado com pão ou torrada. Simplesmente deliciosa!
Amarelinha
Essa brincadeira pode ser feita em qualquer quintal e é muito divertida. Com certeza o papai e a mamãe já brincaram de amarelinha um dia.
Para fazer uma amarelinha basta ter um pedaço de giz de lousa e riscar os números no chão como na foto acima.
Na amarelinha tradicional, 10 números devem ser colocados em uma sequência de 10 quadrados.
Para jogar é simples! Com uma pedrinha em mãos, basta jogar no primeiro quadrado e ir saltando com um pé ou com os dois (no caso das crianças pequenas) cada quadra, até chegar no final.
O jogador não pode pisar na casa com a pedra e nem nas linhas do quadrado.
Segue exemplo no vídeo:
Bom, criançada, esperamos que aproveitem bastante a sugestão de receita e as brincadeiras de hoje.
Na semana que vem tem mais!
Com carinho!
Equipe AG2
Nenhum comentário:
Postar um comentário