Circo
Olá queridas crianças!
Como ainda não podemos sair, por causa do isolamento social e devido a pandemia causada pelo Covid 19, nessa semana vamos trazer o circo para dentro de nossas casas.
História do Circo:
"O circo é uma manifestação artística e popular que consiste em um grupo de artistas, com habilidades distintas, que geralmente apresentam-se em shows itinerantes, ou seja, percorrendo várias cidades.
Essas companhias circenses costumam integrar malabaristas, contorcionistas, mágicos, palhaços e outros engenhosos personagens com a finalidade de divertir e surpreender o público."
Laura Aidar
Origem do Circo
"Existem indícios de que as artes circenses já eram praticadas há 4 mil anos em inúmeras civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia.
Entretanto, foi no Império Romano que o circo desenvolveu-se nos moldes que se assemelham ao que conhecemos hoje.
O primeiro grande circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga. A estrutura tinha capacidade para abarcar 150 mil pessoas e exibia corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações com animais ferozes e com pessoas exibindo talentos incomuns.
Depois de um incêndio que o destruiu, o Circus Maximus foi substituído, em 40 a.C., pelo que chamamos hoje de Coliseu. Essa nova arena também exibia as mesmas apresentações, mas para um público menor.
Com a chegada da Idade Média e a queda do Império de Roma, começaram a surgir apresentações de artistas populares em espaços públicos, como praças, entradas de igrejas e feiras.
Apesar de todo esse processo, foi apenas no século XVIII, na Inglaterra, que os circos ganharam características modernas, com picadeiros apresentando os tipos de artes circenses que conhecemos."
O Circo no Brasil
A história do circo no Brasil se iniciou no século XIX. Foi nesse período que muitas famílias europeias aportaram no país e reuniram-se em guetos, nos quais compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.
O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.
Os espetáculos eram feitos sempre respeitando o gosto e interesse dos espectadores. Por conta disso, o "palhaço" ganhou uma roupagem diferente do personagem europeu, que lá é mais calado, realiza mais mímicas e possui um humor sutil.
Personagens Circenses:
Palhaços:
Malabaristas:
Mágicos:
Trapezistas:
Contorcionistas:
Equilibristas na corda bamba:
Agora que já conhecemos alguns personagens do circo vamos assistir uma apresentação maravilhosa do famoso Cirque du Solei:
Os espetáculos circenses são cheios de encantamento e diversão, por isso, na próxima semana, vamos despertar o artista que mora dentro de cada um de vocês com muitas atividades e brincadeiras de circo. Esperamos que todos acompanhem nossa nova postagem.
Um grande beijo e até lá!
Equipe
AG 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário