Olá Crianças e famílias!!! Tudo bem?
Estamos imaginando como vocês têm feito as atividades do nosso blog, como estão se divertindo, dançando, brincando, visitando os museus que indicamos, ajudando nas pequenas tarefas do cotidiano, enfim, aproveitem cada dia para aprender coisas novas!!! Ahhh, lembrem-se de que é muito importante que cada um continue se cuidando, mantendo as mãos higienizadas com água e sabão, sair de casa só se realmente for necessário e neste caso nunca esquecer de usar a máscara e levar o álcool em gel.
Nesta semana vamos conversar um pouquinho sobre um assunto que atinge a todos: crianças, adolescentes, adultos e até os avós ... mas afinal de contas, sobre o que conversaremos?!
Bem, vamos por partes, primeiro a professora Ariane contará para vocês uma história, a qual será usada para esse tal assunto misterioso... animados para assistir?!!!
E aí, o que acharam da história? Vocês se identificaram? Ou deram risada? Queremos muito saber como foi o bate papo aí em casa, deixem o seu comentário aqui em nosso blog, estamos curiosos para saber a opinião da turminha ...
Este livro narra a história de três crianças que tem medo de dormir no próprio quarto, elas têm medo do escuro, mas na realidade o medo é um sentimento comum a todo ser humano. Às vezes, o medo até que nos faz bem, sabiam? Por exemplo, o medo de um animal feroz me faz ter cuidado quando vou ao zoológico e assim respeitar a distância de segurança permitida para visualizá-los, ou o medo de um acidente de trânsito me faz dirigir com cautela e tantas outras situações que poderiam ser citadas.
No entanto, às vezes temos medo de alguma coisa que nos causou algum susto ou trauma em determinada ocasião, ou medo de algo que pode nos surpreender de uma forma negativa, medo de animais, medo de lugares, de altura, de montanha russa, ou medo de ter medo; enfim, existe medo que não acaba mais.
PROPOSTA DA ATIVIDADE: JORNAL DA FAMÍLIA
- Um adulto da família (papai, mamãe, titia ou vovó) será o repórter e irá entrevistar a criança. Usem algum objeto que possa representar um microfone (pode ser uma colher de pau, escova de cabelo, frasco de desodorante… usem a criatividade), se houver outro adulto para participar da dinâmica faça de conta que está filmando (improvise uma câmera de papelão, ou use o celular mesmo) e realize as seguintes perguntas para a criança (detalhe: o repórter vai anotar as respostas)
1. Do que você tem medo (deixe a criança dizer livremente, mesmo que seja mais de um item)
2. Por que você sente medo disto?
3. Se você fosse um super-herói, como venceria este medo?
4. Você acha que este medo te atrapalha? Caso a resposta seja sim, saberia dizer o motivo?
5. Peça para a criança fazer um desenho sobre esse medo e como ela pode vencê-lo, se for preciso dê sugestões para que ela consiga fazer a atividade. Após desenhar e colorir, guardem o desenho e a entrevista na Caixa das Memórias
6. No final, a brincadeira será invertida, e a criança terá que entrevistar o adulto, responda às perguntas e faça um desenho ou um pequeno relato sobre qual é o seu “medo” e como acha que pode superá-lo. Divirtam-se!!!
Agora, vamos assistir a dois divertidos vídeos: 1) um do Ticolicos, que vem responder à pergunta: por que temos medo do escuro?; 2) e o outro da turma do Quintal da cultura, que também faz uma abordagem bem humorada para este grande “vilão” de muitos adultos e crianças.
Bom pessoal falar sobre o medo é um desafio, porque às vezes aprendemos que o medo demonstra fragilidades, mas afinal de contas, falar sobre o medo, refletir sobre suas consequências , bem como as suas origens já é um grande ato de coragem!!! E o importante é não ficarmos paralisados nele!
Lembrem-se, de que teremos nosso próximo encontro aqui no blog na semana que vem!!!
Um beijão pra toda família 😁
Nenhum comentário:
Postar um comentário