Olá famílias, tudo bem
com vocês? Essa semana vamos aprender mais brincadeiras que podemos fazer em
casa. Sabemos que as crianças aprendem na ludicidade, ou seja, brincando.
Contamos com a parceria e colaboração de vocês para que, assim que possível,
enviem registros das atividades realizadas com seus filhos, por fotos, vídeos
ou áudios, via WhatsApp, para que, dessa forma, possamos acompanhar com vocês
famílias, o progresso de nossas crianças.
“Um bebê é a opinião de
Deus de que o mundo deve continuar.”
Damos início a mais uma
semana em que vamos brincar, cantar, aprender a contar histórias para nossas
crianças, ler uma poesia e conhecer uma atividade para possam realizar em casa
com seus filhos, esperamos que todos aproveitem.
01 – Vamos cantar a música fumaça com o
tio Anderson.
02 - E agora vamos ouvir e cantar músicas
para nossas crianças, vamos de bom dia com, acorda meu amor – Ninho musical –
com Fabiana Godoy.
03 - Vamos cantar Chororô, com Fabiana Godoy.
04 – Assim é ser criança.
05 – Uma ideia muito legal para brincar
com as crianças em casa – Brincadeiras no espelho.
1) Inicie a brincadeira convidando os bebês para participar do momento de troca. Possibilite a eles que fiquem próximos ou em frente ao espelho. Explique às crianças que vocês irão preparar o espaço juntos para o momento da troca de roupas. Convide-as para explorar livremente os materiais disponíveis para o momento da troca.
·
Garanta
que os bebês menores tenham
a oportunidade de participar também. Adapte a organização, de forma que eles
também se sintam acolhidos. Observe como comunicam suas descobertas e interagem
com todos ao redor neste momento.
·
Possíveis falas dos
pais ou cuidadores: Hoje nossa troca de roupas
será feita com uma brincadeira de olhar no espelho. Vamos brincar e descobrir
como são as coisas que usamos para a troca?
· Possíveis ações da criança: As crianças poderão manusear os artefatos que fazem parte do momento da troca, as roupas, o sapato, as meias; escolhendo a roupa (se tiver duas camisetas do bebê, por exemplo) que deseja colocar. Mexendo nos botões, no zíper, no velcro, se tiver.
2) Após o momento de interação e a descoberta dos materiais que serão utilizados na troca, convide os bebês a se olharem no espelho. Possibilite a eles comunicarem por meio de gestos e balbucios o que veem no espelho. Chame pelo seu próprio nome. Inicie tirando o sapato desse bebê e vá nomeando as partes do corpo. Observe como ele interage com você e quais expressões realiza. Apoie as ações dos pequenos, valorizando as manifestações deles.
·
Possíveis falas dos pais ou
cuidadores: Agora
estamos todos em frente ao espelho, o que vocês veem, quem está lá no espelho?
Vamos tirar o sapato? O que temos? quem sabe o nome desta parte do corpo?
·
Possíveis ações da criança: No momento em que se olhar no espelho, o bebê pode
sorrir, indicando que se reconhece e pode apontar para o que ele identifica.
3) Depois de se olharem no
espelho e irem, aos poucos, tirando as peças de roupa, instigue a curiosidade e
desafie os bebês a dizerem ou identificarem as partes do corpo, enquanto estão
olhando para o espelho. Nomeie-as com os bebês. Por exemplo: Aponte para a
barriga e peça para o bebê tocar na sua ou na de um colega. Nesse momento, as
crianças poderão explorar outras partes do corpo, sem que os pais precisem
nomeá-las. Comece a brincadeira e possibilite aos bebês que criem suas
hipóteses e descobertas na interação com os colegas ou quem estiver por perto.
Observe como as crianças experimentam as possibilidades corporais nas
brincadeiras e interações. Apoie os bebês menores, narrando e tocando você os
pés, a barriga e os bracinhos deles.
·
Possíveis falas dos pais ou
cuidadores: Vamos
mostrar o pé para o espelho? E a mão? Cadê a mão do colega? Continuem a
brincadeira e mostrem no espelho as partes do corpo.
·
Possíveis ações da criança: O bebê pode observar e explorar as partes do
seu próprio corpo de diferentes perspectivas: olhando a si mesmo, ao colega e
olhando o reflexo no espelho.
4) Agora que vocês já
exploraram as partes do corpo nomeando-as, comece a brincadeira com os bebês ao
vestir as suas roupas, incentive-os a iniciar a troca. Ao colocar uma calça,
uma bermuda ou uma camiseta, pergunte à criança qual parte do corpo está envolvida
nesse instante. Faça do momento da troca um instante de descoberta, no qual os
bebês possam conhecer o seu próprio corpo por meio do olhar e do toque. Na hora
em que a mão, o pé ou a cabeça “desaparecem” durante a troca será um ótimo
momento de experimentação sensorial e de construção da percepção corporal para
os bebês. Explore-o junto com eles, brincando de colocar uma blusa sua, por
exemplo, de modo que eles possam imitar suas ações e construir outros modos de
se vestir.
Sinalize
para as crianças que a atividade terminará em cinco minutos. Convide
os bebês a se olharem no espelho após o momento da troca, em que já estão
completamente vestidos e perceba a maneira como reagem a isso. Observe se
demonstram acolhimento e satisfação pelo cuidado de si, se percebem a diferença
da roupa que vestem agora daquela que vestiam antes. Organize com o auxílio dos
bebês os itens pessoais.
06 – Agora uma poesia
Talita Rodrigues Nunes.
E então o milagre aconteceu
Numa sexta-feira, Vinicius nasceu
Entre lágrimas, nossa família cresceu
Lágrimas de um menino
que nasceu de bumbum para cima e
chorando...
Lágrimas de um pai companheiro, forte e feliz ao ver
seu filho chegando
Uma sensação de plenitude aquecendo nosso coração e o
ambiente Felicidade presente
Não importa o que vier pela frente
- Ele é saudável - diz a pediatra
- Ele é brabo - diz a enfermeira
Ele é meu filho - diz o pai
Ele é lindo - diz a família inteira.”
Cuidem-se,
fiquem em casa.
…..
Não percam as postagens no blog e no whatsapp, esse é nosso canal oficial de
comunicação, assim você estará sempre atualizado.
Uma
boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário