quarta-feira, 9 de setembro de 2020

AG 1 - SEMANA 17 - BRINCADEIRA

Olá famílias, tudo bem com vocês? Essa semana vamos aprender mais brincadeiras que podemos fazer em casa. Sabemos que as crianças aprendem na ludicidade, ou seja, brincando. Contamos com a parceria e colaboração de vocês para que, assim que possível, enviem registros das atividades realizadas com seus filhos, por fotos, vídeos ou áudios, via WhatsApp, para que, dessa forma, possamos acompanhar com vocês famílias, o progresso de nossas crianças.

 

“Um bebê é a opinião de Deus de que o mundo deve continuar.”

Carl Sandburg

 

Damos início a mais uma semana em que vamos brincar, cantar, aprender a contar histórias para nossas crianças, ler uma poesia e conhecer uma atividade para possam realizar em casa com seus filhos, esperamos que todos aproveitem.

 

01 – Vamos cantar a música fumaça com o tio Anderson.

 

02 - E agora vamos ouvir e cantar músicas para nossas crianças, vamos de bom dia com, acorda meu amor – Ninho musical – com Fabiana Godoy.



03 - Vamos cantar Chororô, com Fabiana Godoy.

 


04 – Assim é ser criança.


 

05 – Uma ideia muito legal para brincar com as crianças em casa – Brincadeiras no espelho.

1) Inicie a brincadeira convidando os bebês para participar do momento de troca. Possibilite a eles que fiquem próximos ou em frente ao espelho. Explique às crianças que vocês irão preparar o espaço juntos para o momento da troca de roupas. Convide-as para explorar livremente os materiais disponíveis para o momento da troca.

·         Garanta que os bebês menores tenham a oportunidade de participar também. Adapte a organização, de forma que eles também se sintam acolhidos. Observe como comunicam suas descobertas e interagem com todos ao redor neste momento.

·         Possíveis falas dos pais ou cuidadores: Hoje nossa troca de roupas será feita com uma brincadeira de olhar no espelho. Vamos brincar e descobrir como são as coisas que usamos para a troca?

·         Possíveis ações da criança: As crianças poderão manusear os artefatos que fazem parte do momento da troca, as roupas, o sapato, as meias; escolhendo a roupa (se tiver duas camisetas do bebê, por exemplo) que deseja colocar. Mexendo nos botões, no zíper, no velcro, se tiver.

2) Após o momento de interação e a descoberta dos materiais que serão utilizados na troca, convide os bebês a se olharem no espelho. Possibilite a eles comunicarem por meio de gestos e balbucios o que veem no espelho. Chame pelo seu próprio nome. Inicie tirando o sapato desse bebê e vá nomeando as partes do corpo. Observe como ele interage com você e quais expressões realiza. Apoie as ações dos pequenos, valorizando as manifestações deles.

·         Possíveis falas dos pais ou cuidadores: Agora estamos todos em frente ao espelho, o que vocês veem, quem está lá no espelho? Vamos tirar o sapato? O que temos? quem sabe o nome desta parte do corpo?

·         Possíveis ações da criança: No momento em que se olhar no espelho, o bebê pode sorrir, indicando que se reconhece e pode apontar para o que ele identifica.

 

3) Depois de se olharem no espelho e irem, aos poucos, tirando as peças de roupa, instigue a curiosidade e desafie os bebês a dizerem ou identificarem as partes do corpo, enquanto estão olhando para o espelho. Nomeie-as com os bebês. Por exemplo: Aponte para a barriga e peça para o bebê tocar na sua ou na de um colega. Nesse momento, as crianças poderão explorar outras partes do corpo, sem que os pais precisem nomeá-las. Comece a brincadeira e possibilite aos bebês que criem suas hipóteses e descobertas na interação com os colegas ou quem estiver por perto. Observe como as crianças experimentam as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações. Apoie os bebês menores, narrando e tocando você os pés, a barriga e os bracinhos deles.

·         Possíveis falas dos pais ou cuidadores: Vamos mostrar o pé para o espelho? E a mão? Cadê a mão do colega? Continuem a brincadeira e mostrem no espelho as partes do corpo.

·         Possíveis ações da criança: O bebê pode observar e explorar as partes do seu próprio corpo de diferentes perspectivas: olhando a si mesmo, ao colega e olhando o reflexo no espelho.

 

4) Agora que vocês já exploraram as partes do corpo nomeando-as, comece a brincadeira com os bebês ao vestir as suas roupas, incentive-os a iniciar a troca. Ao colocar uma calça, uma bermuda ou uma camiseta, pergunte à criança qual parte do corpo está envolvida nesse instante. Faça do momento da troca um instante de descoberta, no qual os bebês possam conhecer o seu próprio corpo por meio do olhar e do toque. Na hora em que a mão, o pé ou a cabeça “desaparecem” durante a troca será um ótimo momento de experimentação sensorial e de construção da percepção corporal para os bebês. Explore-o junto com eles, brincando de colocar uma blusa sua, por exemplo, de modo que eles possam imitar suas ações e construir outros modos de se vestir.

 Para finalizar:

Sinalize para as crianças que a atividade terminará em cinco minutos. Convide os bebês a se olharem no espelho após o momento da troca, em que já estão completamente vestidos e perceba a maneira como reagem a isso. Observe se demonstram acolhimento e satisfação pelo cuidado de si, se percebem a diferença da roupa que vestem agora daquela que vestiam antes. Organize com o auxílio dos bebês os itens pessoais.

 

06 – Agora uma poesia

 O Milagre (poesia) e o nascimento de um filho - Só Melhora”

Talita Rodrigues Nunes.

E então o milagre aconteceu

Numa sexta-feira, Vinicius nasceu

Entre lágrimas, nossa família cresceu

Lágrimas de um menino

que nasceu de bumbum para cima e

chorando...

Lágrimas de um pai companheiro, forte e feliz ao ver seu filho chegando

Uma sensação de plenitude aquecendo nosso coração e o ambiente Felicidade presente

Não importa o que vier pela frente

- Ele é saudável - diz a pediatra

- Ele é brabo - diz a enfermeira

Ele é meu filho - diz o pai

Ele é lindo - diz a família inteira.”

 

Cuidem-se, fiquem em casa.

….. Não percam as postagens no blog e no whatsapp, esse é nosso canal oficial de comunicação, assim você estará sempre atualizado.

 

Uma boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...