Dezembro – Semana de 30/11 a 04/12
Tema: Sentimentos e Emoções (parte 2)
AG 3 - A
Como forma de identificar, nomear e lidar com os tipos de emoções, o professor Vitor sugeriu propostas para algumas delas.
Para o MEDO, a sugestão foi para que, depois da leitura do “Livro dos Medos”, as crianças aproveitassem a estratégia apresentada na história.
AG 3 - B
Você já parou pra pensar que tudo o que comemos de certa forma é absorvido pelo nosso organismo…. E você já ouviu falar em fome emocional? Já vou logo dizendo que não é uma fome ligada a nossa barriga, mas como o próprio nome diz, ela é motivada pelas emoções, e muitas vezes é impulsionada como uma tentativa de saciar um vazio interno que pode existir em nós, em determinado momento da vida.
Mas, como é que pode dentro de nós existir os sentimentos e emoções? Onde é que fica a lágrima enquanto eu não estava chorando? E, será que a alegria, mora na mesma casa que a tristeza, e conseguem conviver pacificamente, esperando cada uma, pacientemente, a vez de vir a tona? Será possível imaginar, em qual local mora a raiva, sempre tão brava e cheia de razões… muito provavelmente não deve ter nenhum vizinho, credo!!!
Parece tão simples, mas as nossos sentimentos e emoções devem sempre ser bem cuidados, assim como temos hábitos de higiene com o nosso corpo, também precisamos cuidar da nossa mente, e dos aspectos ligados às emoções, com bons pensamentos, cultivando a empatia pelos que estão à nossa volta, semeando gentilezas e apreciando o que é simples no cotidiano. Ahhh, se tem um sentimento que devemos deixar agir em nós livremente, sem restrições ou medidas, é o Amor, ele sempre vem acompanhado de outros bons sentimentos e deixam a nossa vida muito mais harmoniosa.
Através do livro - “O monstro das cores”, a professora Ariane, motivou as crianças, junto de seus familiares a “organizarem” através das cores, esse mundo tão próximo e ao mesmo tempo tão incerto das nossas emoções.
AG 3 - C
AG 3 - D
No agrupamento III D a profª Érica propôs a reflexão a respeito dos sentimentos. Geralmente classificamos os sentimentos em bons ou ruins. Os bons são estimulados e os maus são reprimidos. Um exemplo disso é a “Raiva” . O que é a raiva, será que é legítimo sentirmos raiva? Tem como evitar esse, ou os outros sentimentos? Se não tem, qual a melhor forma de expressá-los?
# Para as crianças
# Para as famílias
AG 3 - E
Todos nós já nascemos com emoções, entretanto falar sobre nossos sentimentos não é uma tarefa fácil. Saber identificar e nomear o que sentimos, entender a função e importância de cada sentimento nos capacita para melhor lidar com eles. Através do filme DivertidaMente a professora Noemi abordou a importância de vivenciar todos os sentimentos. Destacou ser normal e saudável às vezes sentir raiva, tristeza, um pouco de medo e até certo nojinho de algumas coisas, porém nenhum sentimento pode ser constante e desproporcional, mesmo a alegria. Como uma forma de estimular adultos e crianças a falar sobre seus sentimentos sugeriu o “jogo das emoções”.
Disponível no site https://www.jogosdagabi.com.br
AG 3 - F
Vamos ver quem consegue descobrir os sete erros dessa imagem e qual a emoção ou sentimento que vocês sentiram ao visualizar essa atividade. Vocês poderão deixar seu comentário no blog.
AG 3 - G
Durante essa Pandemia, com tantas mudanças e adaptações, muitos foram os sentimentos e emoções que afloraram dentro de cada um de nós. Conversamos essa semana sobre isso, sobre como cada um de nós, da Turma das Cores, estávamos nos sentindo nesse período de isolamento. E um sentimento foi unânime no grupo, a Saudade.
Saudade da escola, dos amigos, da liberdade, dos abraços e afetos. Então, conhecemos uma história sobre esse sentimento, para entender um pouco mais sobre ele, chamada “Colcha de Retalhos”. Querem conhecer também???
AG 3 - H
Nenhum comentário:
Postar um comentário