SENTIMENTOS E EMOÇÕES (parte 2)
Quando tudo começou, bem no início da pandemia, imaginávamos que iria durar pouco tempo, ou talvez, tempo suficiente para que, quando tudo supostamente voltasse ao normal, estivéssemos todos de volta ao nosso convívio habitual, e realizando toda a nossa rotina com pouquíssimas alterações.
Mas, o fato é que o tempo de quarentena se estendeu, será que agora se chama “mesentena”?! Na realidade, já se passaram 8 meses e alguns dias, desde que tudo de repente parou, ou mudou.
E nós queremos saber: como você está? Quais são os sentimentos que mais estiveram presentes no seu cotidiano? E por falar em sentimentos, onde é que eles moram? Sabemos que eles ficam dentro da gente, mas você sabe que lugar é esse? Um lugar capaz de abrigar o medo, alegria, tristeza, raiva, saudade... será que eles moram todos juntos, ou ficam em lugares diferentes? E o que será que nos faz vivenciar esses sentimentos? Será que é algo que vemos que desencadeia o medo como, por exemplo, quando me deparo com uma barata? Ou quando a mamãe me diz que não posso mais continuar assistindo ao meu desenho favorito?
Sabemos o quanto é importante tratarmos com muita atenção os nossos sentimentos, mesmo quando eles não são compreendidos através das nossas reações, e as vezes nem sabemos nomeá-los ao certo, pensando nisso, nós havíamos proposto, bem no início das primeiras publicações aqui no nosso blog, que as famílias criassem um “Emocionário”, com diferentes sugestões de criação e abordagens, para que pudessem proporcionar momentos de reflexão e diálogo, acerca desses sentimentos.
Agora queremos saber de você, adulto, que lê esta mensagem para a sua criança, como foi para você esse período? Como você tem notado diferenças no humor de cada membro da sua casa?
Essa semana as nossas interações serão intensas, recheadas de alegrias, com doses de criatividade e muita animação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário