Novembro – Semana de 02 a 06/11
Tema: Identidade
Se eu te perguntar: Quem é você? Qual seria a primeira palavra que viria a sua mente? Muito provavelmente você teria pensado no seu nome, e com certeza ele é um diferencial na vida de cada pessoa... Mas, e as pessoas que têm o mesmo nome, isso significa que elas são iguais ?
Ao longo dessa semana, pudemos conversar um pouco sobre quem nós somos, e compreendemos que mesmo as pessoas que têm o mesmo nome, as vezes até o mesmo sobrenome, até para aqueles irmãos que moravam por um tempinho na mesma barriga, sim - os gêmeos - ainda que sejam idênticos fisicamente, eles não são iguais, ou seja, cada um é único, porque mesmo que seja no menor detalhe, cada um de nós é especial.
Ainda conseguimos abordar o assunto das diferenças, adquirindo cada vez mais a consciência de que o respeito ao próximo é muito importante.
Vamos ver como as turmas trataram sobre esse tema?! E quem se animar ainda pode realizar as atividades sugeridas abaixo! Acompanhem aqui...
AG 3 - A
O que é, o que é?
“É meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
Resposta: Meu nome!”
Para inserir a criança no mundo das palavras escritas, nada melhor do que começar pelo seu nome, pois é algo carregado de sentido para a criança. Para ela, o conjunto de letras que compõem o seu nome a representa, diz algo sobre a sua identidade.
Depois de apresentar a história do livro “O Álbum de Irina” (que vocês podem ver clicando no título), o professor Vitor sugeriu um jogo usando os nomes próprios.
AG 3 - B
Para explorarmos o nosso nome, a professora Ariane, propôs uma música, que tem um tal de gigante, com um nome bem grande! Então, cada criança teria que escrever seu nome (sozinha ou com a ajuda de um adulto), e colocar embaixo de cada letra, o número correspondente, e vamos descobrir qual criança da nossa turminha tem o nome com o maior número de letras.
Acesse o link abaixo, confira o nome do Gigante, e faça também essa atividade, será que o seu nome, tem mais letras do que o nome dele?!
AG 3 - E
A professora Noemi trabalhou com propostas de atividades que possibilitaram às crianças o conhecimento de si mesmo, sua identidade, seu nome, o entendimento de que são parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo que são seres muito importantes. O resgate de sua origem, assim como a configuração de família na qual ela fazem parte foi um dos assuntos discutidos, pois a família é o primeiro grupo de convívio que a criança tem contato.
Nesse contexto o respeito às diferenças foram evidenciados.
AG 3 - H
Essa semana, a Profª Flávia trabalhou as diferenças, enfatizando que cada um tem seu jeito próprio de ser, cada um tem a sua própria identidade, e que “Tudo bom ser diferente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário