sexta-feira, 6 de novembro de 2020

AG 3 - continuação SEMANA 25

Novembro – Semana de 02 a 06/11

Tema: Identidade

 Se eu te perguntar: Quem é você? Qual seria a primeira palavra que viria a sua mente? Muito provavelmente você teria pensado no seu nome, e com certeza ele é um diferencial na vida de cada pessoa... Mas, e as pessoas que têm o mesmo nome, isso significa que elas são iguais ? 

    Ao longo dessa semana, pudemos conversar um pouco sobre quem nós somos, e compreendemos que mesmo as pessoas que têm o mesmo nome, as vezes até o mesmo sobrenome, até para aqueles irmãos que moravam por um tempinho na mesma barriga, sim - os gêmeos - ainda que sejam idênticos fisicamente, eles não são iguais, ou seja, cada um é único, porque mesmo que seja no menor detalhe, cada um de nós é especial. 

    Ainda conseguimos abordar o assunto das diferenças, adquirindo cada vez mais a consciência de que o respeito ao próximo é muito importante. 

    Vamos ver como as turmas trataram sobre esse tema?! E quem se animar ainda pode realizar as atividades sugeridas abaixo! Acompanhem aqui...


AG 3 - A

O que é, o que é?

“É meu, mas meus amigos usam mais do que eu?

Resposta: Meu nome!”

    Para inserir a criança no mundo das palavras escritas, nada melhor do que começar pelo seu nome, pois é algo carregado de sentido para a criança. Para ela, o conjunto de letras que compõem o seu nome a  representa,  diz algo sobre a sua identidade. 

    Depois de apresentar a história do livro “O Álbum de Irina” (que vocês podem ver clicando no título), o professor Vitor sugeriu um jogo usando os nomes próprios. 




AG 3 - B

    Para explorarmos o nosso nome, a professora Ariane, propôs uma música, que tem um tal de gigante, com um nome bem grande! Então, cada criança teria que escrever seu nome (sozinha ou com a ajuda de um adulto), e colocar embaixo de cada letra, o número correspondente, e vamos descobrir qual criança da nossa turminha tem o nome com o maior número de letras.

    Acesse o link abaixo, confira o nome do Gigante, e faça também essa atividade, será que o seu nome, tem mais letras do que o nome dele?!



AG 3 - C
    Outra marca que nos diferencia um dos outros, além do nome é nossa cor de pele, não é mesmo?! Ela nos faz sermos únicos.
    Assim, a professora Carol, questionou à sua turma qual é o lápis cor de pele, a fim de provocar a reflexão que não temos uma única tonalidade de pele, mas várias. 
    Para estimular esse debate, compartilhou a história "A cor de Coraline", e ilustrou com o trabalho de uma fotógrafa brasileira, Angélica Dass já catalogou dezenas de cores humanas em trabalho fotográfico que retrata 'beleza da diferença'.

Observação: esse é apenas um recorte do trabalho da fotógrafa. Existem muitas outras fotos e tonalidade catalogadas em sua obra (Basta acessar o site: https://angelicadass.com/photography/humanae/)

AG 3 - D
    Nesta semana, a fim de trabalharmos com o tema identidade, a professora Érica enviou para as famílias uma lista com o significado do nome de cada criança e pediu para que as famílias conversassem com elas sobre o significado e que contassem um pouquinho da história que envolveu a escolha do nome, também para compartilhar com toda a turma.
    E você, sabe qual é o significado de seu nome? E como seus pais fizeram a escolha dele para você?

AG 3 - E

    A professora Noemi trabalhou com propostas de atividades que possibilitaram às crianças o conhecimento de si mesmo, sua identidade, seu  nome, o entendimento de que são parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo que são seres muito importantes. O  resgate de sua origem, assim como a configuração de família na qual ela fazem parte foi um dos assuntos discutidos, pois a família é o primeiro grupo de convívio que a criança tem contato. 

    Nesse contexto o respeito às diferenças foram evidenciados. 



AG 3 - F
    Essa semana conversamos sobre diversidade e identidade, buscando a origem e a descendência cultural de cada pessoa, conhecendo, descobrindo e interagindo de forma prazerosa, rica e envolvente, tornando cidadãos críticos e autônomos, aprendendo entre si os seus valores.
    
    Para isso, a professora Rosmeire propôs uma "ficha" de cada criança, com sua foto e uma descrição: com nome, do que gosta de comer, brincar, dentre outras informações que caracterizam um pouco de quem somos.

Agora, que tal fazer uma ficha sobre vocês?

AG 3 - G
    Para trabalhar com o tema Identidade a turma das Cores conversou sobre o nome das crianças, suas características físicas, seus gostos e preferências.     Foi proposto que as crianças se observassem em frente ao espelho, para que depois realizassem seu autorretrato. Como referência foram apresentados alguns autorretratos e um vídeo sobre a proposta. 





AG 3 - H

    Essa semana, a Profª Flávia trabalhou as diferenças, enfatizando que cada um tem seu jeito próprio de ser, cada um tem a sua própria identidade, e que “Tudo bom ser diferente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...