Novembro – Semana de 09 a 13/11
Tema: Regionalidade
AG 3 - A
Nesta semana, o professor Vitor sugeriu um “passeio” pelas cidades onde nasceram os pais, os avós, os bisavós…
- Como?
- Buscando fotos na internet desses lugares e utilizando uma ferramenta - o Google Mapas (https://maps.app.goo.gl/hp4EdxiDL9XsFeaU7).
Também dá pra fazer um desenho de uma paisagem da cidade natal dessas pessoas!
AG 3 - B
Cada região traz consigo um pouco de história, e com certeza ela ajuda a formar a história de cada pessoa, pois trazemos na bagagem da vida um pouquinho do lugar de onde viemos. É comum alguém que nasceu no nordeste e que tenha se mudado para a região sudeste, por exemplo, mesmo após longos anos no novo local, ainda manter na fala o “sotaque arrastado”. Mas, o contrário também é verdade!!
Assim como a região em que nascemos ou vivemos nos marca, ela também define algo muito importante nas nossas vidas: nosso lazer.
Já ouviram dizer que a praia de campineiro é o shopping? E será que as pessoas que moram em regiões de florestas, ou cidades litorâneas, ou na roça costumam fazer e frequentar os mesmos lugares nos fins de semana? Ao provocar essa reflexão nas crianças e nos adultos, a professora Ariane, sugeriu que cada família reproduzisse através de um desenho de autoria da criança, o lugar preferido da nossa cidade de Campinas, pelo qual gostam de passear juntos.
Na sua opinião, qual será um dos pontos turísticos mais visitados pelos moradores da cidade? E sem colocar legenda nas fotos, vocês reconhecem pelas imagens, quais são os principais parques visitados na nossa cidade? Deixe seu palpite aqui no nosso blog!!!
AG 3 - C
Cada um de nós é composto de várias histórias: dos nossos pais, dos avós, bisavós e todos os nossos ancestrais. E essas histórias são formadas pelos costumes, cultura dos lugares de onde cada um nós veio. Isso garante nossa diversidade como população, garante a riqueza da nossa cultura!
Foi pensando nisso que a professora Carol propôs à sua turma a confecção da árvore genealógica de sua família, a fim de que pudéssemos conhecer um pouco da composição de nosso grupo, suas brincadeiras, músicas, danças, comidas regionais, dentre outras.
E vocês, de onde são? Como é a árvore de sua família
AG 3 - D
Nesta semana, em continuidade ao tema “identidade”, a professora Érica sugeriu a produção de um autorretrato pelas crianças. Pediu para que as famílias dessem um espelho para a criança e se desenhassem a partir da imagem que viam.
AG 3 - E
A professora Noemi trabalhou o tema apresentando, para o agrupamento, a diversidade cultural das cinco regiões brasileira. Destacando seus costumes, crenças, modo de ser e viver, visando a valorização e o respeito às suas manifestações.
A proposta de atividade foi uma conversa com pais e avós para descobrir em qual região nasceram para inserir na árvore genealógica feita na semana passada. Sugeriu também pesquisar uma curiosidade sobre o lugar e o que encontram de semelhança e diferença aqui na nossa região.
AG 3 - F
AG 3 - G
Durante a semana a professora Iara conversou com as crianças sobre a origem de suas famílias, buscando identificar de quais regiões do Brasil elas vieram e quais características trouxeram dessas regiões. Percebemos que cada cantinho do país tem uma paisagem, cultura e costumes próprios e fomos conhecer melhor as brincadeiras típicas de cada local, através do site “mapa do brincar”.
AG 3 - H
Nenhum comentário:
Postar um comentário