Novembro – Semana de 16 a 20/11
Tema: Indígenas
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As palavras que usamos, além de servirem para comunicação, fazem parte da identidade de um povo. Servem como um ponto em comum entre as pessoas de um grupo.
As palavras que nós utilizamos no Brasil mostram muito sobre como nosso povo foi formado. Podemos ver isso, por exemplo, na quantidade de palavras de origem indígena que falamos diariamente.
Nesta semana, após apresentar a leitura do livro “O Tupi que Você Fala”, e a música “TuTuTu - Tupi”, o professor Vitor solicitou que as crianças da Turma do Urso enviassem fotos ou imagens de objetos, alimentos ou lugares cujo nome tem origem indígena.
O professor Vitor e sua pipoca.
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Prestem atenção neste fato que aconteceu recentemente (Episódio 1): ”Era uma tarde ensolarada, me programei para ir ao shopping, chegando lá, fui até a praça de alimentação: ponto marcado para encontrar meus amigos, quando me deparo com vários índios sentados em uma mesa comendo um lanche…”
(Episódio 2) “Fui na reunião de pais da escola dos meus filhos que ainda são crianças, e encontrei vários pais dos seus amiguinhos, os quais eram índios e começamos a conversar ...”
(Episódio 3) “Fazia tanto tempo que eu não ia ao cinema, marquei então com os meus primos e chegando lá, na fila para comprar ingressos, bem na nossa frente, havia um grupo de índios .”
Agora, pare e reflita, algum desses episódios já aconteceu com você? Talvez a sua primeira resposta seja não, por não ter se deparado com ninguém usando cocar, pinturas e outros adereços de alguma tribo indígena. Mas, será que, de fato, nós não encontramos com os índios nas grandes cidades? Ou, se quisermos encontrá-los devemos nos embrenhar floresta adentro?
Trouxemos à tona esta reflexão sobre o local onde moram os índios, e descobrimos que eles não estão sempre de cocar, e correndo atrás de algum animal para ser caçado. Existem índios muito mais próximos de nós do que imaginamos, o fato é que eles não estão caracterizados como um personagem para que possamos diferenciá-los.
Conhecer a cultura indígena, bem como eles vivem nos dias atuais, os hábitos novos que foram introduzidos como o acesso às tecnologias, à educação, vestimentas, dentre tantos outros aspectos que às vezes não notamos, justamente porque não conhecemos, ou porque haviam sido apresentados a nós de uma forma mais limitada.
No vídeo do Ticolicos, eles nos explicam porque existem poucos índios nas cidades. E, no vídeo da Fafá Conta conheceremos uma história da Pescaria do Curumim, com uma linguagem recheada de poesia.
E você tem algum parente próximo que seja índio? Já teve a oportunidade de conhecer pessoalmente alguma tribo? Ou, usa alguma receita indígena no seu cotidiano? Deixe seu comentário no nosso blog.
Nosso país tem uma grande diversidade cultural! Os principais disseminadores da cultura brasileira foram os colonizadores europeus, os escravos e os INDÍGENAS. Como o professor Vitor mostrou temos muitas palavras de origem indígena.
Além disso, podemos não saber a origem, mas algumas brincadeiras que fazemos também vieram dos indígenas. E foi isso que a professora Carol apresentou às crianças. Sugeriu à turma 2 propostas de brincadeiras indígenas: ARRANCA MANDIOCA (lembrando que, nesse momento, a brincadeira deve ser feita com a família que mora na sua casa) E PETECA.
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No começo do ano trabalhamos modelagem com argila, e essa arte foi e é bastante trabalhada pelos povos indígenas de forma bastante criativa.
Que tal uma visita virtual ao museu do índio para contemplarmos um pouquinho dessa arte?
Podemos também nos inspirar nesta arte para modelar diversos animais ou utensílios. Que tal ?
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Os indígenas sempre foram presentes e importantes na formação do nosso país. O que faz do indígena ser indígena é sua tradição, sua cultura e sua espiritualidade e com isso vem também a diversidade, pois cada povo têm suas peculiaridades.
A ideia de que um indígena o deixa de ser por morar na cidade, e assim “civiliza-se”, é extremamente preconceituosa. Indígena é indígena em qualquer lugar, inclusive interagindo cultural e tecnologicamente com os demais povos.
Pensar o indígena em contexto urbano é atuar contra estereótipos, afinal não foi a aldeia que chegou na cidade, mas a cidade que chegou na aldeia.
O tema foi apresentado pela professora Noemi a partir da ótica dos próprios indígenas.
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Nessa semana, a professora Iara estava preparada para apresentar várias características da cultura indígena para as crianças, mas foi surpreendida, pois quem aprendeu foi ela!
Algumas crianças da turma são de famílias indígenas e deram uma aula de conhecimento e cultura. A discussão foi riquíssima e aprendemos muito. Por exemplo: vocês sabiam que a mandioca é um ingrediente muito usado na culinária indígena?
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Nessa semana, a Professora Flávia apresentou um pouco da cultura indígena através de leituras.
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