sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

 Dezembro – Semana de 09/12 a 11/12

Tema: Lembranças, Memórias e Recordações


Imagem retirada de: https://www.cvv.org.br/blog/importancia-da-memoria/


    Queria começar te contando um segredo, em especial se você é uma criança: muito do que você está vivendo nessa fase da primeira infância será esquecido, bom, antes de parecer uma decepção previamente anunciada, vamos nos fazer mais explicativos, não é que você vai deletar tudo da sua mente, mas acontece que quando crescemos não nos lembramos de absolutamente tudo o que vivemos quando ainda éramos crianças, mas existe luz no fim do túnel! Vamos nos lembrar de fatos marcantes, pessoas importantes que passaram pela nossa história, um passeio especial, uma comida saborosa, daquelas fáceis de encontrar num almoço de domingo na casa da vovó.

    E é natural que o nosso cérebro “arquive no compartimento das memórias tudo o que foi especial, e às vezes fatos que são dolorosos também ficam marcados como, por exemplo, quando perdemos alguém que muito amamos ou uma mudança repentina de bairro ou de cidade, e que implica em deixar os bons e “velhos” amigos para vivermos o desconhecido.

    Assim, temos uma certeza, de que sendo criança, adolescente, adulto ou idoso, o ano de 2020, já está guardado em nossos corações e teremos muitas recordações desse período; quem é que vai se esquecer de que, para ir até a padaria precisaria de um kit composto por máscara, álcool gel e manter distância das pessoas?

    E como assim, ficar longe de quem se ama??? Aliás, ficar longe, justamente porque se ama, para protegermos uns aos outros...da pra entender uma coisa dessas?!

    Por isso, com certeza tudo o que vivemos até aqui, nesse novo tempo chamado de pandemia, trará muitas histórias, lágrimas, saudades, novas vontades, ou simplesmente abraçar quem a gente ama, por um tempo longo, abraço demorado, daqueles capazes de curar dor de joelho ralado, até ferida do coração.

    Mesmo que você não tenha uma caixa das memórias pronta e decorada, sabemos que a sua história está recheada de recordações de um tempo que ainda não passou.


AG 3 - A


Revisitar nossas memórias é reviver um pouco das emoções e sentimentos experimentados. É visitar o nosso passado e ver como ele construiu o nosso presente.

Essa visita pode ter muitos sons, cheiros, cores, sabores…

Pode ser quente, fria, antiga, recente, fazer rir, fazer chorar. 

Mas, por mais alegre ou triste que a memória seja, ela é muito importante. Seja para um grupo de pessoas, seja para um pessoa apenas.

Será que quanto mais velho ficamos, mais memórias vamos juntado?

Nessa semana o professor Vitor trouxe  a história do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas. Da editora Brinque Book.

Ele conta a história da amizade entre um menino e uma senhora, e fala sobre as memórias de cada um. 

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES


AG 3 - B



AG 3 - C

    Este ano foi bastante duro para todos nós, não é mesmo? Tantos sonhos, expectativas, desejos para realizar, mas...tudo adiado por causa dessa pandemia que nos forçou a ficar em casa, afastados dos espaços que tanto gostamos, daqueles que frequentamos, como a escola, por exemplo. 

    E o que ficaram?! Nossas lembranças, memórias e saudades...e foi, a partir disso que a professora Carol, pediu à sua turma que mandasse um áudio ou vídeo, contando sobre aquilo que mais lembram ou sentem saudades da nossas escola.

    Para mim (Profª Carol) lembro muito do nosso PARQUE, um espaço repleto de possibilidades de explorações e interações. E vocês, do que mais lembram de nossa escola? Quais são as memórias que guardam?



AG 3 - D

    A professora Érica, nesta semana, resgatou a proposta de “Caixa de memórias”, atividade já proposta no blog anteriormente, solicitando que as famílias e as crianças pudessem compartilhar algo, objeto, imagem ou qualquer outro artefato que foi significativo neste período de isolamento e falassem um pouquinho sobre esse objeto.

    O que vocês guardaram na caixa de vocês? Contem para a gente!



AG 3 - E

    

    Resgatar memórias é de suma importância para a construção de identidade do indivíduo pois são uma  forma de contar sua história de vida para as pessoas com as quais convivem.

  O  tempo passa muito depressa então preservar objetos, fotos que nos remetem a lembranças e memórias são formas de “parar” o tempo por alguns minutos para reviver os melhores momentos e sensações da nossa vida. Utilizar recursos como diários, álbuns fotográficos e caixa de memória são uma forma de “guardar” o tempo.  A partir do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes a professora Noemi sugeriu o resgate da caixa da memória através de uma brincadeira.


AG 3 - F

AG 3 - G


AG 3 - H

    A professora Flávia compartilhou com a sua turma a história da “Árvore Generosa “, onde mostra como é  bom ter algo que nos faz bem e ter isso nas nossas lembranças. Essa história  mostra que mesmo que tempo passou o menino nunca esqueceu da árvore que sempre teve coisas boas para oferecer.




sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

AG 3 - continuação SEMANA 29

 Dezembro – Semana de 30/11 a 04/12

Tema: Sentimentos e Emoções (parte 2)


AG 3 - A  


Como forma de identificar, nomear e lidar com os tipos de emoções, o professor Vitor sugeriu propostas para algumas delas. 

Para o MEDO, a sugestão foi para que, depois da leitura do “Livro dos Medos”, as crianças aproveitassem a estratégia apresentada na história.



Livro dos Medos




AG 3 - B


    Você já parou pra pensar que tudo o que comemos de certa forma é absorvido pelo nosso organismo…. E você já ouviu falar em fome emocional? Já vou logo dizendo que não é uma fome ligada a nossa barriga, mas como o próprio nome diz, ela é motivada pelas emoções, e muitas vezes é impulsionada como uma tentativa de saciar um vazio interno que pode existir em nós, em determinado momento da vida. 

    Mas, como é que pode dentro de nós existir os sentimentos e emoções?  Onde é que fica a lágrima enquanto eu não estava chorando? E, será que a alegria, mora na mesma casa que a tristeza, e conseguem conviver pacificamente, esperando cada uma, pacientemente, a vez de vir a tona? Será possível imaginar, em qual local mora a raiva, sempre tão brava e cheia de razões… muito provavelmente não deve ter nenhum vizinho, credo!!!

    Parece tão simples, mas as nossos sentimentos e emoções devem sempre ser bem cuidados, assim como temos hábitos de higiene com o nosso corpo, também precisamos cuidar da nossa mente, e dos aspectos ligados às emoções, com bons pensamentos, cultivando a empatia pelos que estão à nossa volta, semeando gentilezas e apreciando o que é simples no cotidiano. Ahhh,  se tem um sentimento que devemos deixar agir em nós livremente, sem restrições ou medidas, é o Amor, ele sempre vem acompanhado de outros bons sentimentos e deixam a nossa vida muito mais harmoniosa. 

    Através do livro - “O monstro das cores”, a professora Ariane, motivou as crianças, junto de seus familiares a “organizarem” através das cores, esse mundo tão próximo e ao mesmo tempo tão incerto das nossas emoções. 



AG 3 - C


    Vários sentimentos estiveram e estão presentes em nosso cotidiano durante esse período da pandemia. É muito importante que tanto as crianças quanto os adultos saibam identificar e lidar com eles da melhor forma possível.
   Um desses sentimentos, que inclusive para as crianças é difícil de ser verbalizado é a raiva. 
       Por isso, a professora Carol, apresentou às crianças o livro "Pedro vira porco-espinho", de uma forma lúdica, as crianças podem compreender como identificar esse sentimento e também podem despertar o olhar para as atitudes, momentos e situações que fazem termos um sentimento de alegria, tranquilidade, felicidade.



AG 3 - D


    No agrupamento III D a profª Érica propôs a reflexão a respeito dos sentimentos. Geralmente classificamos os sentimentos em bons ou ruins. Os bons são estimulados e os maus são reprimidos. Um exemplo disso é a “Raiva” . O que é a raiva, será que é legítimo sentirmos raiva? Tem como evitar esse, ou os outros sentimentos? Se não tem, qual a melhor forma de expressá-los? 


# Para as crianças


# Para as famílias


AG 3 - E

    Todos nós já nascemos com emoções, entretanto falar sobre nossos sentimentos não é uma tarefa fácil. Saber identificar e nomear o que sentimos, entender a função e importância de cada sentimento nos capacita para melhor lidar com eles. Através do filme DivertidaMente a professora Noemi abordou a importância de vivenciar todos os sentimentos. Destacou ser normal e saudável às vezes sentir raiva, tristeza, um pouco de medo e até certo nojinho de algumas coisas, porém nenhum sentimento pode ser constante e desproporcional, mesmo a alegria. Como uma forma de estimular adultos e crianças a falar sobre seus sentimentos sugeriu o “jogo das emoções”.


Disponível no site https://www.jogosdagabi.com.br




AG 3 - F


    Vamos ver quem consegue descobrir os sete erros dessa imagem e qual a emoção ou sentimento que vocês sentiram ao visualizar essa atividade. Vocês poderão deixar seu comentário no blog.


 


AG 3 - G


    Durante essa Pandemia, com tantas mudanças e adaptações, muitos foram os sentimentos e emoções que afloraram dentro de cada um de nós. Conversamos essa semana sobre isso, sobre como cada um de nós, da Turma das Cores, estávamos nos sentindo nesse período de isolamento. E um sentimento foi unânime no grupo, a Saudade. 

    Saudade da escola, dos amigos, da liberdade, dos abraços e afetos. Então, conhecemos uma história sobre esse sentimento, para entender um pouco mais sobre ele, chamada “Colcha de Retalhos”. Querem conhecer também??? 


A COLCHA DE RETALHOS




AG 3 - H




sábado, 28 de novembro de 2020

AG 3 - SEMANA 29 - SENTIMENTOS E EMOÇÕES (parte 2)

SENTIMENTOS E EMOÇÕES (parte 2)



 Olá Crianças e Famílias!

    Quando tudo começou, bem no início da pandemia, imaginávamos que iria durar pouco tempo, ou talvez, tempo suficiente para que, quando tudo supostamente voltasse ao normal, estivéssemos todos de volta ao nosso convívio habitual, e realizando toda a nossa rotina com pouquíssimas alterações.

    Mas, o fato é que o tempo de quarentena se estendeu, será que agora se chama “mesentena”?! Na realidade, já se passaram 8 meses e alguns dias, desde que tudo de repente parou, ou mudou.

    E nós queremos saber: como você está? Quais são os sentimentos que mais estiveram presentes no seu cotidiano? E por falar em sentimentos, onde é que eles moram? Sabemos que eles ficam dentro da gente, mas você sabe que lugar é esse? Um lugar capaz de abrigar o medo, alegria, tristeza, raiva, saudade... será que eles moram todos juntos, ou ficam em lugares diferentes? E o que será que nos faz vivenciar esses sentimentos? Será que é algo que vemos que desencadeia o medo como, por exemplo, quando me deparo com uma barata? Ou quando a mamãe me diz que não posso mais continuar assistindo ao meu desenho favorito?

    Sabemos o quanto é importante tratarmos com muita atenção os nossos sentimentos, mesmo quando eles não são compreendidos através das nossas reações, e as vezes nem sabemos nomeá-los ao certo, pensando nisso, nós havíamos proposto, bem no início das primeiras publicações aqui no nosso blog, que as famílias criassem um Emocionário, com diferentes sugestões de criação e abordagens, para que pudessem proporcionar momentos de reflexão e diálogo, acerca desses sentimentos.

    Agora queremos saber de você, adulto, que lê esta mensagem para a sua criança, como foi para você esse período? Como você tem notado diferenças no humor de cada membro da sua casa?

  Essa semana as nossas interações serão intensas, recheadas de alegrias, com doses de criatividade e muita animação.



sexta-feira, 27 de novembro de 2020

AG 3 - SEMANA 28 - AFRODESCENDENTES E DIVERSIDADE

 Novembro – Semana de 23 a 27/11

Tema: Afrodescendentes

Imagem: https://lunetas.com.br/heroinas-negras/


AG 3 - A


Na cultura africana, a música e a dança tem uma função muito importante de transmitir histórias de geração em geração, além de ser usada para cantar e dançar.

As danças africanas geralmente têm ritmo rápido, o que permite diferentes movimentos. São acompanhadas de instrumentos de percussão, aqueles que batemos e agitamos para produzir o som.  

Os tambores  são os principais instrumentos musicais africanos. Existem nos mais variados formatos, tamanhos e com as mais diversas formas de decoração. 

Além de serem usados nas festas, os tambores eram uma forma de comunicação entre grupos que estavam distantes uns dos outros. Funcionavam como “telefone”, para mandar uma mensagem. 

Nesta semana o professor Vitor sugeriu para a sua turma que construísse um com objetos encontrados em casa. 





AG 3 - B


    Será que somos todos iguais? Sim, somos todos humanos. Mas, quando olho para a cor que adorna as nossas peles noto que não somos iguais. Verdade, temos inúmeras cores, mas o fato é que nenhuma cor se sobressai à outra, cada pessoa é especial. Por isso, a visita que fizemos essa semana pela África para aprendermos um pouco mais sobre esse continente é tão marcante, mas que também foi marcado pela trajetória do seu povo que tem como ponto mais evidente a escravidão. Exato, a escravidão marca um povo, um país e toda a sua história. 

Mas, será que de fato a escravidão foi cessada em 13/05/1888? É fácil acharmos a resposta:

“- Não, o meu cabelo não é ruim, ele só é Crespo; - O seu cabelo não é bom, ele é Liso; - Não, eu não sou um macaco, sou Negro ou Negra; Não eu não sou suja, a minha pele Preta não reflete as minhas atitudes, Não, eu não sou neguitinha, negona, negão, fuminho; eu tenho um Nome.” Aliás, é o meu nome que me define, que me traz a ideia de singularidade, não é a minha cor da pele, a raiz do meu cabelo fechadinho e que tenta de alguma forma se expressar e cresce, às vezes, para cima, tudo isso não me limita.” Mas com os dizeres deste parágrafo, fica fácil responder que a escravidão não se esvaiu com o decreto de Fim.

    Ainda hoje, em nosso país, muitas pessoas continuam presas nas “senzalas” da desigualdade social; ainda hoje o povo negro traz cicatrizes, que constantemente são cutucadas com a falta de oportunidades e de visibilidade. Ainda hoje, alguns negros são açoitados, não com as mesmas varas da época do Brasil colonial, mas com a vara chamada  preconceito, a qual dói tanto quanto a outra, talvez a diferença é que não vejamos as fraturas expostas, mas ainda hoje precisamos gritar para o mundo ouvir “libertem os negros". Por isso, a professora Ariane trouxe a tona a proposta da auto estima e que pode ser evidenciada através do cabelo crespo, valorizado com as suas formas exuberantes. Na história o Meu crespo é de Rainha, a turma foi motivada a refletir sobre a profundidade que traz a raiz de um negro. A professora ainda conversou com as famílias, para motivar essa visão, de que classificamos objetos e não pessoas. Viva todos os povos !!!




AG 3 - C

     Nesta semana, a professora Carol propôs um desafio à sua turma, quem são as princesas das imagens?




    A ideia é refletirmos um pouco sobre a questão da REPRESENTATIVIDADE negra. Infelizmente, a história da escravidão e tratada de forma superficial e não destaca o impacto dela na vida da população negra hoje. O que aponta para um branqueamento da população negra a fim de que se encaixem no ideal branco, de cabelos lisos e de nariz fino, por exemplo.

    Por isso, a representatividade se faz importante na construção da IDENTIDADE negra. E, quando pensamos nos efeitos dessa invisibilidade na infância, podemos citar os contos de fadas ou heróis e heroínas. 

  • Quantos são os príncipes, princesas, super-heróis e heroínas negros(as) que vocês conhecem? 
  • Quantas bonecas(os) negras(os) encontramos nas vitrines das lojas?
    Discutir e apresentar a representatividade significa contribuir para a construção de uma identidade forte com instrumentos para enfrentar o racismo.
 

AG 3 - D

AG 3 - E


    Grande parte das imagens que trazem representações de pessoas, é de crianças e adultos brancos, poucas são as imagens de negros. Em um ambiente onde se vê crianças negras, procurando se retratar, pintando-se com o  “lápis cor de pele” (como foi convencionado pelas crianças e vários  adultos o ocre ou o rosa esmaecido) se faz necessário trabalhar a cultura africana e sua importância na formação da sociedade, de modo a  possibilitar às crianças negras um sentimento de pertencimento para que assim se orgulhem da sua cor, da sua origem e construam uma autoimagem positiva. Foi nesse contexto que o tema foi abordado pela professora Noemi. Porque quando a criança tem conhecimento e autoestima, ela é capaz de confrontar ideias tanto positivas condizentes com a valorização da diversidade racial quanto negativa combatendo o preconceito e a discriminação.


AG 3 - F


    Nessa semana a professora Rosmeire trabalhou com o livro “Menina bonita do laço de fita”, que conta a história de um coelhinho branco que faz tudo para mudar de cor e se apaixona por uma menina negra, pois queria ficar igual a ela.

    Essa história mostra que temos uma identidade, somos todos diferentes e únicos, e isso torna cada um de nós especial e a cor da pele vem de suas descendências familiares e o que importa é a essência de cada pessoa.


AG 3 - G


Nessa semana abordamos o tema Africanidades buscando resgatar e valorizar a cultura e tradição africana, que tanto influenciou na formação da população brasileira e nas nossas práticas culturais. Conversamos sobre a história das populações africanas, entendemos que a África é um continente imenso formado por 54 países que vieram de diferentes tribos. Também descobrimos que a chega dos negros no Brasil foi um processo doloroso e injusto, pois eles foram retirados de suas terras a força e obrigados a ficar no Brasil como escravos. Mas, apesar dessa chegada triste, os povos africanos trouxeram na bagagem sua riqueza cultural, sua música, suas lendas e tradições que amenizaram a saudade da terra natal e ajudaram na construção da identidade do Brasil. 

Para conhecer um pouco mais sobre essa população indicamos para as crianças um vídeo que conta uma lenda, da boneca ABAYOMI, e traz instruções de como fazer sua própria boneca.




AG 3 - H 


    Sugestões de leitura da professora Flávia:




AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...