quinta-feira, 25 de junho de 2020

AG 2 - SEMANA 7 - SENTIDOS (CONTINUAÇÃO)

OLÁ QUERIDAS CRIANÇAS! COMO VOCÊS ESTÃO? 
NÓS ESTAMOS COM MUITA SAUDADE DE TODOS!

Vocês se lembram que na semana passada nós começamos a falar sobre os 5 sentidos?
Recapitulando: Com nossa audição podemos ouvir sons maravilhosos e com o tato, presente em nossa pele, podemos sentir diversas texturas e temperaturas.



Agora, para completar esse quinteto, vamos falar sobre o paladar, o olfato e a visão.

PALADAR

Com o nosso paladar podemos sentir os mais variados sabores e as texturas mais exóticas. 
Vocês sabiam que o órgão do nosso corpo responsável por isso é a nossa LÍNGUA?





Hum... que delicia poder provar tantos alimentos gostosos!!!
Entretanto, vocês já repararam que as vezes algum sabor não nos agrada? Mas, não vale dizer que não gosta sem experimentar. Somente provando todos os alimentos é que nós podemos afirmar se gostamos ou não.
Vejam o exemplo da Lola:




Ela dizia que não gostava dos alimentos sem prová-los, entretanto, depois que provou, adorou! 
Agora, que tal uma brincadeira para sentirmos os sabor das frutas de olhos vendados? Será que vocês vão conseguir adivinhar que fruta é?

Que fruta é essa?
A origem das frutas do Brasil


1. Prepare frutas cortadas em pequenos pedaços.
2. Permita que a criança experimente de olhos vendados.
3. Peça para identificar a fruta que provou e se é doce, amarga, macia, dura etc:
4. No final, faça uma salada de frutas com as crianças para o lanche.

Que alimento é esse?

1. Selecione alguns alimentos com sabores diferentes (sal, limão, açúcar, chocolate etc).
2. Permita que a criança experimente com os olhos vendados.
3. Peça para identificar o alimento que experimentou.
4. Converse sobre a sensação de experimentar sabores diferentes.



OLFATO





Vocês já repararam que tudo o que a mamãe ou o papai fazem na cozinha tem cheirinho bom? O arroz com feijão tem cheiro. O macarrão tem cheiro. A carne com batata também. O responsável por sentirmos todos esses aromas é o Olfato. 
O olfato é um sentido que atua junto com o paladar.  
Além dos alimentos presentes em nossa cozinha podemos sentir o cheiro de muitos outros objetos. As flores no jardim exalam fragrâncias. O perfume que a vovó usa também. Há cheiro quando molhamos a terra e quando tomamos banho com sabonete.
Entretanto, na natureza não existem apenas cheirinhos bons, existem cheiros que não são tão bons assim não. Como cheiro de chulé, de lixo, de pum... Nossa! Quantos cheiros!!!
A professora Gabi tem uma história pra contar pra gente.
Vamos ouvir!





Vamos brincar de adivinhar que cheiro é esse?
Será que a gente consegue adivinhar, com os olhos fechados, qual fruta é só sentindo o seu cheiro?
Aposto que vocês vão acertar todas!!!

Visão

Para completar os 5 sentidos temos a visão.
A visão está presente em nossos olhos. Com eles podemos enxergar tudo o que está ao nosso redor.




Desenho de olho de animação, olhos pintados à mão dos desenhos ...





Brincadeira:
Sombras na parede

Material necessário:

As próprias mãos.
Uma parede do quarto.
Uma lanterna ou algum objeto que produza luz (pode ser a lanterna do celular)
Como brincar:
Com o quarto escuro projete o feixe de luz em uma parede. Em seguida, crie objetos ou animais com as mãos e veja como as sombras aparecem na parede.
Você pode se inspirar com o vídeo a seguir:





O que eu vejo.
Essa brincadeira é muito simples. Podemos recortar imagens de revistas, jornais, panfletos ou ainda podemos escolher imagens no celular e pedir para a criança falar o que ela vê.
Abaixo segue um exemplo:


Os 5 sentidos do nosso corpo são mesmo demais!
Como é bom ver o mundo com a VISÃO, escutar o sons com a AUDIÇÃO, sentir os cheiros com o OLFATO, degustar os sabores com o PALADAR e com TATO, presente em nossos dedos, sentir os ambientes e objetos.
Muito bem! 
Aprendemos bastante essa semana turminha.
Um grande beijo para todos vocês e até a nossa próxima postagem.
Atenciosamente!
Equipe
AG-2


AG 3 - SEMANA 7 - OS ANIMAIS


Oi, turminha!
Estão se cuidando, lavando bem as mãos? Passando bastante tempo com a família, brincando, conversando, inventando mil e uma peripécias? 
Enquanto precisamos ficar em casa, nós daqui pensamos com muito carinho em um montão de ideias que vocês daí podem fazer.
A gente fica pensando: “Será que as crianças vão gostar?” 
“Tomara. Espero que sim!”.
Mas tem uma coisa, que a gente aposta que vocês gostam. Muito mesmo: os animais!


   Tem os que estão perto da gente... Conseguem adivinhar quais?😃
Tem aqueles que vivem bem longe, lá na floresta... Vocês conhecem algum? Quantos conseguem lembrar? 🐘🐂🐇🐗🐺🐽🐼

Têm os pequenos, os pequenininhos, os grandes, os enormes... Têm os que voam, tem os que vivem na água... Têm verde, amarelo, marrom, vermelho... Enfim, de todo o jeito!
Tem algum que você gosta mais? Por quê?
Então, vamos colocar os animais na conversa e ver que atividades nós trouxemos para esta semana?

 1 - MÚSICAS
  • Lagarta comilona Pra esquentar um pouco, que tal uma canção brincante? Você sabe o que é isso? É uma música que também é uma brincadeira! Esta aqui quem ensinou pra gente foi um professor chamado Shauan Bencks. Olha que nome diferente! Por falar em diferente, tem certo bichinho que nasce de um jeito, mas depois muda completamente e até voa deixando o céu colorido. Você sabe qual é?




  • O sapo não lava o pé - Essa canção eu tenho certeza que você conhece e já cantou muitas vezes! Vamos tentar cantar mudando a letra da música? E cantar imitando o sapo, quem consegue? Dá até pra imaginar porque o sapo gosta de pular: é muito divertido!

 2 - VÍDEOS


  • Borboleta Luna - Agora, quem vai ajudar a conhecer mais sobre as borboletas é uma menina muito curiosa chamada Luna. Você conhece? A Luna viu uma borboleta pousando nas frutas e flores e esfregando suas patinhas. Por que as borboletas fazem isso? O que está acontecendo aqui? Vamos descobrir?

  • Formidável Formiga - Olha a Luna novamente! Desta vez, algo misterioso está acontecendo com as bolachas dela: parecem ter criado pernas! Isso tá parecendo coisa de um animal bem pequenininho, mas que consegue carregar muito peso. Vamos descobrir junto com a Luna como isso é possível?

  • De onde vem: o leite e o ovo? - Todos os animais são importantes, cada um a seu jeito. Mas, você sabia que tem animais que são muito importantes para as pessoas porque é deles que vem uma parte da nossa alimentação? Por exemplo: De onde vem o ovo? De onde vem o leite? Bem, eles vêm do mercado, mas antes disso? A Rita, que também é muito curiosa, como toda criança, descobriu!

3 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAUma formiga especial (Márcia Honora)Tem muitas histórias em que aparecem animais. Com certeza alguém aí na sua casa já ouviu pelo menos alguma que foi contada por outra pessoa, que ouviu de outra pessoa... Às vezes, os animais aparecem para mostrar algo que a gente já sabia, mas ainda não sabia que sabia. Nesse livro, uma formiga especial tem vontade de ajudar seu formigueiro, mas será que ela vai conseguir?

4 - LIVROSTem bicho que sabe (Toni e Laíse) - Todo mundo sempre tem algo que sabe fazer bem, não é mesmo? Com bicho não é diferente. O que será que a lontra, o camaleão e o urso-panda fazem muito bem?  Já parou pra pensar no que você sabe fazer muito bem? Acho que se você tentar lembrar quantas coisas, vai dar mais de cinco. Mais de dez! 


Depois disso tudo, muitas histórias, vídeos, músicas, o que vocês vão guardar lá na Caixa de Memórias sobre os Animais?!


AG 1 - SEMANA 7


Famílias,
Estamos aqui novamente para mais umas dicas de como superar este momento de pandemia.
Vamos lá!
  ð  Dicas importantes:
 Evitem deixar a criança com aparelho eletrônico, deixem com brinquedos, só usem o aparelho para as atividades (gravar, ouvir músicas, assistir vídeo de programa infantil)
 Utilizem sucatas domésticas roupas, panos coloridos, aparelhos usados, panelas e utensílios para realizar as atividades, isto traz vida e as crianças gostam muito. Cuidado com a idade e o material utilizado
 Na hora do soninho/dormir utilizem um ambiente neutro com pouca claridade e um fundo musical (cantiga de ninar) bem baixo, isto acalma e relaxa e eles dormem rapidinho.
  Sempre obedeça ao horário, faça combinados com a criança
  Enviaremos um cronograma de algumas atividades para auxiliar
  Sigam o cronograma diário para não acumular e sempre ter novidade.
  Sempre peçam ajuda para a criança para organizarem o espaço e também após para guardarem tudo e arrumarem para outros momentos (sempre falando porque precisamos organizar para o próximo momento).

01 -  PINTURA - Vamos aprender uma técnica de pintura com a tia Eliene? Participem e enviem seus registros para mostrarmos nas próximas postagens.




02 – MÚSICA - Vamos cantar com tio Anderson... Vejam que ideia legal para brincar com os pequenos...


03 – IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS - crescer com auxilio de quem nos ama é tudo de bom!

· A caixa de Música habilita os nossos pequenos a realizarem funções motoras e intelectuais, bem como relacionar-se com o meio social, ajudando-os a desenvolver o gosto e curiosidade para o seu novo conhecimento e pelas imagens relacionando ao som musical que vem com a ficha tirado pelo participante.
· Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas, sentimentos, imaginação, simbolismo e experiências. Estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. É brincando que os conhecimentos e o desenvolvimento acontecem em um mundo de cores e fazeres maravilhosos, vamos brincar para juntos formarmos os futuros cidadãos.

04 - MAIS MÚSICA - agora vamos cantar com a tia Bete? A música mais conhecida e que eles adoram!


05 – ATIVIDADE - aqui alguns modelos de com fazer a nossa personagem mais pedida pelas crianças. A Dona Aranha, bem fácil e eles vão curtir muito.



06 - COMPARTILHANDO - este mês temos caipira sim senhor...




 07 - CULTURA - Para não nos esquecermos das nossas tradições culturais, que tal relembrarmos as festa juninas? Já recebemos fotos, participem também? Manter viva em nossas crianças as tradições culturais é muito importante para a formação deles, assim saberão valorizar aquilo que foi produzido através história e vivências de cada um. Mostrem a sua cultura, seus costumes,  sabemos da diversidade que temos. Quais são seus costumes para essa data? Estamos ansiosos para conhecê-los!

**** FICA A DICA ****** FIQUEM EM CASA *****



quarta-feira, 17 de junho de 2020

AG 2 - SEMANA 6 - SENTIDOS


Olá queridas famílias. Quanta saudade!
Ficamos muito felizes com a participação de vocês em nossa primeira reunião de pais virtual. Esses momentos de diálogo são importantíssimos para nós, por isso, não deixem de participar dos nossos próximos encontros.

Nessa semana vamos abordar os 5 sentidos aqui no blog.
Vocês se lembram quais são?

Tato, olfato, paladar, audição, e visão.





Nosso corpo é incrível e por meio do tato, do olfato, do paladar, da audição e da visão nós podemos experimentar todas as maravilhas que esse planeta tem para nos oferecer.

Como se trata de um longo assunto nós optamos por dividi-lo em dois.
Nessa postagem falaremos do tato e da audição:


Tato


Com nossas mãozinhas podemos sentir tudo o que está ao nosso redor, mas vocês sabiam que o tato não está presente somente em nossas mãos?
Podemos sentir os mais diversos objetos com todo o nosso corpo e a responsável por essa sensibilidade é a nossa pele.

1) Agora, que tal confeccionarmos uma caixa surpresa tátil?







Sugestão de objetos: pequenos brinquedos, carrinhos, bonequinhas, tampinhas etc.


2) A fono Juliana Trentini tem 6 dicas legais para os pais sobre como explorar o Tato dos bebês e das crianças pequenas. Vamos assistir!




3) Ideias para explorar o Tato das crianças com os pezinhos:

Temperatura
Com dois baldes é possível experimentar o quente e o frio com os pés. Basta encher um balde com água fria e o outro com água morna. Pronto! Agora é só imergir os pés da criança. 

Textura
Com os pés descalço é possível sentir a textura de diversos ambientes.
Dá para sentir a maciez de um tapete, aspereza de um piso de concreto, a delicadeza de cobertores, a instabilidade da areia e a 
agradável sensação de pisar na grama verdinha. 

Rigidez
Sem os sapatos, permita que a criança pule na cama e no chão. Assim ela sentira a diferença entre a maciez do colchão e a rigidez do chão.

Esmagar, esmigalhar, estourar  
Caso haja folhas secas de árvore no chão, permita que a criança pise nelas para esmagá-las. 
Encha uma sacolinha de mercado e desafie sua criança a estourá-la com os pés.
Com terra molhada, deixe seu filho esmagar o barro para sentir a "melequenta" sensação de barro nos meio dos dedinhos.

Massagens e carinho
Por último, que tal fazer uma massagem bem gostosa nos pezinhos do sua criança? 
Aperte os dedinhos com delicadeza. Faça carinho no peito do pé e na sola. Faça movimento circulares e em direções diferentes. 
Para ajudar as mãos a deslizar com mais facilidade, você pode usar um creme hidratante. Sua criança vai amar!

4) Fazer bagunça e manusear diferentes texturas faz parte de uma infância feliz e saudável. 
Agora, vamos fazer uma super massinha caseira para alegrar a criançada nessa quarentena.


Massa de modelar aprenda a fazer a sua massinha em casa
Fonte:https://www.cleanipedia.com/br/familia/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html


A monitora Selma vai nos ensinar como se faz!


 




Mais um modo de fazer:


  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • corante alimentício (opcional)
Modo de fazer:

Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça, adicione mais água. Por último, adicione gotas do corante de sua preferência. A intensidade da cor vai variar de acordo com a quantidade de gotas.
Prontinho. Com essa massinha a diversão da criançada estará garantida!

Audição:

1) Que tal fecharmos nossos olhinhos para ouvirmos essa linda música?




Vocês já repararam que tudo ao nosso redor faz uma som específico. A geladeira emite um ruído,  a televisão idem, o relógio da parede faz seu tic tac, o cachorrinho late, o gatinho mia, o passarinho pia, as árvores, que balançam com o vento, também fazem barulho e os carros, as motos, os ônibus na rua da mesma forma. 
Nossa, quantos sons diferentes para ouvirmos! 

2) O próximo vídeo é um desfio para as crianças. Vamos tentar descobrir, apenas ouvindo, de onde vem o som?





3) Agora, que tal produzirmos nosso próprio som cantando?
Quem aí em casa se lembra da música da baleia?


Letra:

A baleia, a baleira
É amiga da sereia
Ela faz tibum, ela faz tibum
Chuá, chuá. Chuá, chuá.



Crianças e papais, vocês estão gostando do nosso blog?
Deixem comentários pra gente!
Um grande beijo e até semana que vem!
Equipe AG-2




AG 3 - SEMANA 6 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Olá, criançada linda !!!
Mais uma semana se passou, e estamos cada vez com mais saudades de vocês! Desejamos que estejam bem, que tenham realizado várias atividades que sugerimos nas semanas anteriores e, principalmente, que estejam brincando muito ao longo dos dias, uma vez que a brincadeira é a poesia da infância, torna a nossa vida mais divertida e repleta de aventuras, novidades e saberes.
 Mas para termos disposição para brincar é preciso ter muita energia!!! Como podemos manter o nosso corpo saudável, para vivenciarmos tantas aventuras?
Ahaaaa, nós temos a resposta !!!


Precisamos manter a alimentação equilibrada, baseada em alimentos menos industrializados, que sejam ricos em nutrientes, fibras, alimentos variados e   coloridos, principalmente, que sejam provenientes da natureza como frutas, leguminosas, hortaliças, grãos e tubérculos.
Sendo assim queremos propor um desafio:

“Desembalar menos e Descascar mais”

Mas como assim??? É simples! Vamos reduzir nesta próxima semana o consumo de salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, sucos de caixinha, balas, chicletes, doces artificiais, e vamos substituir estes alimentos por frutas, vitaminas, bolos caseiros, sopas deliciosas com legumes variados.
Já parou para pensar em quantas cores têm no seu prato?
Uma alimentação saudável pede a presença de várias cores, de acordo com a prioridade do grupo de alimentos.


Vamos começar as atividades?

1) MÚSICA 
   Que tal iniciarmos animando o nosso dia com a música “O tomate e o caqui”, que traz nesta divertida canção uma reflexão sobre as frutas, legumes e verduras que tem cores, tamanhos ou texturas semelhantes. 


   Podemos agora fazer uma lista de frutas que começa com a letra “A” por exemplo, ou desenhar as frutas que conhecemos que tem a casca verde ou laranja. E não se esqueçam de fazer um lindo desenho sobre a verdura, fruta ou legume que a sua criança mais gosta de comer e em seguida o coloquem na caixa das memórias.



2) LIVROS
   Dançaram muito?! Agora para continuarem conversando sobre os legumes sugerimos a leitura do divertido livro "O grande rabanete", o qual traz de uma maneira engraçada e prazerosa a história de cooperação de uma família que tinha a grande missão de conseguirem puxar um enorme rabanete. Mas será que vão conseguir?
Leiam e descubram o inesperado final desta história e conversem sobre quem teve mais força, ou se foi a ajuda mútua que lhes concedeu a vitória ...




O livro "A horta do senhor lobo" traz a incrível empreitada de um lobo que começa a traçar estratégias para não mais passar fome e deseja através do cultivo de uma horta estocar alimentos para o próximo inverno, mas será que vai dar certo?



3) EXÉRCITO NUTRITIVO
   Neste divertido livrinho vocês encontrarão de uma forma lúdica, bem ilustrada, atrativa e principalmente com uma leitura de fácil compreensão, inúmeras orientações sobre a importância de uma alimentação adequada, equilibrada e com foco na saúde familiar, pois pais que comem alimentos saudáveis terão como incentivar uma boa alimentação para as suas crianças, fazendo com que elas possam se apropriar de informações muito importantes e assim tenham uma boa formação de hábitos alimentares.

Atenção!!!
Famílias, lembrem-se de que somos nós - os adultos -, que somos responsáveis pela alimentação dos nossos pequenos e que as crianças não fazem as compras no supermercado, ou seja, a escolha dos alimentos que compramos pertence aos adultos, então precisamos rever os nossos hábitos e escolhas, combinado?

4) CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
   Vocês conhecem alguém que seja “enjoado” para comer? Ou alguém que antes mesmo de provar algum alimento já faz careta, e diz que não gosta?
Nesta divertida história “A mulher e a cozinheira”, vocês conhecerão um casal que ...ah não vou contar, melhor vocês assistirem, e com certeza darão muitas gargalhadas !!! Após assistirem conversem entre vocês sobre o que acharam sobre a alimentação do(a) companheiro(a)?


5) ATIVIDADES
   a) Plantando em casa com as crianças: Nessa postagem imperdível, os pais poderão realizar uma incrível experiência com as suas crianças, aliás aqui a designer e autora do blog Tempo Juntos sugere 3 ideias para atrair a criatividade das crianças para as pequenas plantações. Acesse o link: https://www.tempojunto.com/2014/10/04/diy-plantando-em-casa-com-criancas-dia-da-natureza/


   b) Livro de receitas: deu fome?! Que tal criarem junto das crianças um livro de receitas, com pelo menos 5 receitas, que tenham feito em casa para que possam colocar na Caixa das memórias? Podem fazer em uma folha de sulfite, recortar de alguma revista uma receita que fizeram...usem a criatividade. Para ajudá-los, compartilhamos algumas ideias para fazerem em casa e depois colocarem no livro das crianças. Caprichem e se deliciem! Vamos querer ver logo, logo!




(Sugestões da Nutrionista Maraísa Justino)

Por hoje é isso pessoal!! Cuidem de sua alimentação, ainda mais em tempos de pandemia, é muito importante para mantermos uma boa saúde! Guardem suas receitas!
Aguardamos vocês semana que vem!
Tchau tchau!!!

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...