quarta-feira, 17 de junho de 2020

AG 2 - SEMANA 6 - SENTIDOS


Olá queridas famílias. Quanta saudade!
Ficamos muito felizes com a participação de vocês em nossa primeira reunião de pais virtual. Esses momentos de diálogo são importantíssimos para nós, por isso, não deixem de participar dos nossos próximos encontros.

Nessa semana vamos abordar os 5 sentidos aqui no blog.
Vocês se lembram quais são?

Tato, olfato, paladar, audição, e visão.





Nosso corpo é incrível e por meio do tato, do olfato, do paladar, da audição e da visão nós podemos experimentar todas as maravilhas que esse planeta tem para nos oferecer.

Como se trata de um longo assunto nós optamos por dividi-lo em dois.
Nessa postagem falaremos do tato e da audição:


Tato


Com nossas mãozinhas podemos sentir tudo o que está ao nosso redor, mas vocês sabiam que o tato não está presente somente em nossas mãos?
Podemos sentir os mais diversos objetos com todo o nosso corpo e a responsável por essa sensibilidade é a nossa pele.

1) Agora, que tal confeccionarmos uma caixa surpresa tátil?







Sugestão de objetos: pequenos brinquedos, carrinhos, bonequinhas, tampinhas etc.


2) A fono Juliana Trentini tem 6 dicas legais para os pais sobre como explorar o Tato dos bebês e das crianças pequenas. Vamos assistir!




3) Ideias para explorar o Tato das crianças com os pezinhos:

Temperatura
Com dois baldes é possível experimentar o quente e o frio com os pés. Basta encher um balde com água fria e o outro com água morna. Pronto! Agora é só imergir os pés da criança. 

Textura
Com os pés descalço é possível sentir a textura de diversos ambientes.
Dá para sentir a maciez de um tapete, aspereza de um piso de concreto, a delicadeza de cobertores, a instabilidade da areia e a 
agradável sensação de pisar na grama verdinha. 

Rigidez
Sem os sapatos, permita que a criança pule na cama e no chão. Assim ela sentira a diferença entre a maciez do colchão e a rigidez do chão.

Esmagar, esmigalhar, estourar  
Caso haja folhas secas de árvore no chão, permita que a criança pise nelas para esmagá-las. 
Encha uma sacolinha de mercado e desafie sua criança a estourá-la com os pés.
Com terra molhada, deixe seu filho esmagar o barro para sentir a "melequenta" sensação de barro nos meio dos dedinhos.

Massagens e carinho
Por último, que tal fazer uma massagem bem gostosa nos pezinhos do sua criança? 
Aperte os dedinhos com delicadeza. Faça carinho no peito do pé e na sola. Faça movimento circulares e em direções diferentes. 
Para ajudar as mãos a deslizar com mais facilidade, você pode usar um creme hidratante. Sua criança vai amar!

4) Fazer bagunça e manusear diferentes texturas faz parte de uma infância feliz e saudável. 
Agora, vamos fazer uma super massinha caseira para alegrar a criançada nessa quarentena.


Massa de modelar aprenda a fazer a sua massinha em casa
Fonte:https://www.cleanipedia.com/br/familia/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html


A monitora Selma vai nos ensinar como se faz!


 




Mais um modo de fazer:


  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • corante alimentício (opcional)
Modo de fazer:

Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça, adicione mais água. Por último, adicione gotas do corante de sua preferência. A intensidade da cor vai variar de acordo com a quantidade de gotas.
Prontinho. Com essa massinha a diversão da criançada estará garantida!

Audição:

1) Que tal fecharmos nossos olhinhos para ouvirmos essa linda música?




Vocês já repararam que tudo ao nosso redor faz uma som específico. A geladeira emite um ruído,  a televisão idem, o relógio da parede faz seu tic tac, o cachorrinho late, o gatinho mia, o passarinho pia, as árvores, que balançam com o vento, também fazem barulho e os carros, as motos, os ônibus na rua da mesma forma. 
Nossa, quantos sons diferentes para ouvirmos! 

2) O próximo vídeo é um desfio para as crianças. Vamos tentar descobrir, apenas ouvindo, de onde vem o som?





3) Agora, que tal produzirmos nosso próprio som cantando?
Quem aí em casa se lembra da música da baleia?


Letra:

A baleia, a baleira
É amiga da sereia
Ela faz tibum, ela faz tibum
Chuá, chuá. Chuá, chuá.



Crianças e papais, vocês estão gostando do nosso blog?
Deixem comentários pra gente!
Um grande beijo e até semana que vem!
Equipe AG-2




Um comentário:

AG 3 - SEMANA 30 - LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

  Dezembro   – Semana de 09/12 a 11/12 Tema: Lembranças, Memórias e Recordações Imagem retirada de:  https://www.cvv.org.br/blog/importancia...