Tema: Brincadeiras
Essa semana foi mais curta, repleta de comemorações importantes, mas ainda assim, tivemos propostas muito bacanas e divertidas nos grupos de mensagens das turmas. Vamos conferir um pouquinho do que aconteceu por lá?!
AG 3 A
A brincadeira é uma prática de viver, uma experiência de ligação com as coisas que percebemos, sentimos e pensamos sobre o mundo. É um convite para uma viagem: de dentro para fora, de fora para dentro, daqui pra lá, de lá pra cá.
Brincar é ser um pouco do outro. É se transformar no outro, com o outro. Brincamos para ler o mundo, para inventá-lo.
Os melhores brinquedos para brincar não são aqueles de forma e proposta pronta, mas aqueles que existem na imaginação de cada um.
E o Prof. Vitor estimulou a imaginação através da contação de uma história; "Não é uma caixa".
AG 3 B
Será que toda vez que eu tenho um brinquedo, sou movido a realizar alguma brincadeira? Ou é o contrário, é a brincadeira que me traz a necessidade de ter um brinquedo?
Nós podemos brincar em qualquer lugar: seja na escola ou em casa, sozinho ou com um grupo de amigos, de dia ou de noite, não precisa ser criança, têm muitos adultos e até mesmo vários avós que guardaram no coração a alegria que não se explica de alguém que brinca, inclusive se estou me sentindo feliz ou até mesmo emburrado (credo!!!).
De verdade para brincar eu só preciso de uma coisa: VONTADE !!!
Com o desafio proposto pela Prof Ariane na música “A velha a fiar” teve até mamãe que brincou e dançou com as suas crianças.
Desafio você também:
Esse livro vocês tem, não é?! Veio no kit de livros que receberam. É muito legal, né!? Eu achei a história muito divertida!!!!
E, teve um trecho que me lembrou muito a discussão dessa semana...BRINCADEIRAS! Uma menina que usa a imaginação para brincar.
E a proposta da Profª Carol foi um "Dia da Imaginação". Foi sugerido que as crianças e famílias usassem a imaginação para brincar!
E vocês, querem brincar com a gente também?! Soltem a imaginação e divirtam-se!😁
A turma da Profª Noemi trabalhou a brincadeira na perspectiva de que as crianças não precisam de muito pra brincar e se divertir. Algumas brincadeiras antigas foram apresentadas com a leitura do poema “Brincar de quê?”
As famílias foram convidadas a compartilharem suas brincadeiras de infância favoritas e as crianças desafiadas a brincarem sem brinquedos, com objetos simples ou só com o corpo, ao som de músicas, como Escravos de Jó e Estátua diferente:
Nessa semana de brincadeiras a Turma das Cores, da Profª Iara, relembrou das Rodas de Música que realizávamos na escola com todas as turmas juntas. Era divertido e muito gostoso!!!
Por isso, uma das atividades propostas foi reproduzir nossa Roda, em casa, conforme o vídeo apresentado no link:
A brincadeira possibilita trabalhar a coordenação motora e visual. Uma brincadeira antiga que tem um grande significado até hoje.
Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança, que aprendem habilidades importantes para o futuro. Brincar é a melhor forma para uma criança aprender.
Na obra de Ivan Cruz, vemos crianças brincando de bolha de sabão e é muito fácil de brincar! A Profª Flávia ensinou a turma dela e, para fazer, vocês vão precisar de:
um copo de plástico,
canudo,
água e
shampoo (ou detergente).
Pronto brincadeira garantida e divertida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário